Homeschooling! O que é?

Segundo a ANED, a Educação Domiciliar é uma modalidade de educação que possui duas características específicas que a distinguem de outras (tal como a educação escolar e a educação à distância, por exemplo):

Os principais direcionadores e responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem são os pais do educando (aluno);
A educação não ocorre em uma instituição, mas no seio da própria família (no lar, na vizinhança, em passeios, etc).

Mas apesar dessas duas características serem as principais, vale a pena dizer que você vai encontrar por aí vários termos para definir essa modalidade:

  • Homeschooling (HS) | Educação no Lar;
  • Educação Domiciliar (ED);
  • Educação Familiar Desescolarizada (EFAD);
  • Ensino Doméstico | Termo usado em Portugal;
  • Educação Desescolarizada ou;
  • Home Education

E já vamos aproveitar aqui para adiantar o assunto sobre dois mitos relacionados à Educação Domiciliar. Apesar de você encontrar no conceito acima a palavra "aluno", ele não é utilizado no mesmo sentido que na escola. Na Educação Domiciliar ele é mais do que isso: ele é um aprendiz, um educando, alguém que tem uma relação com seus pais em forma de tutoria e mentoria que se estabelece por confiança e segurança. A relação não é definida no modelo "professor-aluno", mas como guia e aprendiz, mentor e mentoreado. Nas escolas o ofício do professor é "professar" seus conteúdos e percepções. O objetivo é a instrução. Na modalidade homeschooler os pais guiam, participam e se envolvem. Educam e, inevitavelmente, também são educados.

Segundo mito, apesar dos termos serem sempre associados a lar, casa ou domicílio, esse é apenas um dos ambientes onde acontecerá a instrução e a educação. O objetivo não é repetir as mesmas relações, rotinas, estratégias e conteúdos da escola em casa. A Escola busca incorporar em si mesmas as relações que acontecem na sociedade, a Educação Desescolarizada quer inserir e apresentar às crianças as relações sociais onde elas estão A PARTIR da casa. A Escola propõe se estabelecer como substituto (ainda que provisório) da sociedade, a Educação Desescolarizada busca se estabelecer como ponto de partida para compreender e interagir com a sociedade.

Alguns buscam defender que o movimento Homeschooling é muito recente e com características norte americanas, no entanto, a Educação Domiciliar é muito mais antiga e já foi muito mais ampla que a educação escolar que conhecemos. No Brasil, por exemplo, só é possível falar em "rede escolar" a partir de 1930, época que a Educação Domiciliar acontecia de modo muito mais natural.

Existem muitas questões relacionadas à escola, seu nascimento e seu perfil atual. Há questões econômicas, históricas e políticas. Sugerimos que você acesse a sessão "Artigos e Teses" para ter acesso a conteúdos mais explicativos sobre esse assunto e na sessão "Vídeos". Há alguns documentários lá que vão apresentar algumas questões muito interessantes!

M.H.S.

Nenhum comentário: