MITOS? Não se espante...


É comum encontrar pessoas com uma opinião definida sobre HomeSchooling. A maioria, não se espante, se posiciona inicialmente como contrária a essa modalidade de ensino. Isso, em parte, por causa do contato superficial com o tema.


Não é difícil encontrar de tempos em tempos alguma revista, site ou programa de televisão apresentando esse tema com aquele "ar" de que a Educação Domiciliar é algo impossível, improvável, inusitado ou até mesmo ilegal.



Acredite, será fácil ouvir falar sobre esse tema e associá-los como algo feito por:

  • Ricos (afinal, "só famílias com muito dinheiro teriam condições de educar seus filhos em casa");
  • Pseudo-intelectuais (pois a suposição é a de que "quem pratica tal educação despreza as escolas e todas as formações nas áreas educacionais e científicas");
  • Fanáticos (porque "quem faz isso, com certeza deve ser um adorador fundamentalista da Bíblia");
  • Bitolados (quem teria real interesse em "educar seus filhos em uma 'bolha' pensando que estão protegidos de uma teoria conspiratória qualquer?"), ou ainda;
  • Negligentes (só alguém egoísta mesmo para "sacrificaria a carreira dos filhos, afetando o desenvolvimento e a socialização deles").
É... são muitos mitos... e, evidentemente, há muitos interesses em mantê-los. De fato, uma Educação Desescolarizada feita com responsabilidade é um desafio à Educação Escolarizada e à manutenção de um modelo educacional.

Se você parar por um instante e observar os frutos que tem sido colhidos nas áreas da afetividade, da criatividade, alfabetização, socialização (pasme!), segurança, enfrentamento de problemas... e, porque não, resultados acadêmicos daqueles que estão sendo educados através dessa modalidade, você entenderia porque ela tem sido vista como uma ameaça. Porque a Educação Desescolarizada cresce, amadurece, tem mostrado resultados e derrubado os mitos construídos ao redor dela.

No Brasil - dados de novembro de 2016 - a ANED (Associação Nacional de Educação Domiciliar) afirma que já há pelo menos 3200 famílias exercendo a Educação Desescolarizada. No mundo essa é uma realidade em pelo menos 63 países, incluindo Canadá, Bélgica, Austrália, Noruega, Portugal, França, Rússia, Itália, África do Sul, Chile, Paraguai, E.U.A, entre outros.

Entre 2011 e 2016 (apenas 5 anos!) essa modalidade cresceu 916% e os números aqui no Brasil, tanto de crescimento quanto em qualidade, começam a impressionar não podendo mais serem escondidos ou ignorados.

A Educação Desescolarizada está se tornando uma alternativa real e crescente entre aqueles que buscam Educar e Instruir seus filhos com qualidade. Por isso não se espante se ao pesquisar com honestidade e franqueza sobre o HomeSchooling você encontrar famílias simples, que tem profissões normais e não tem grandes recursos exercendo esse tipo de educação. Ou encontrar pessoas com mestrado e formação em educação também exercendo essa modalidade de ensino. Sim, você com certeza encontrará religiosos, mas muitos não serão. Encontrará pessoas com posições políticas liberais, conservadoras, de esquerda ou que não se assumem como parte de nenhuma delas. Que fazem parte de famílias comuns e nem sempre tem motivações políticas como prioridade. Pessoas que não estão reduzindo o espaço educacional e "encarcerando" seus filhos em casa, mas dando aos filhos a oportunidade de serem livres, para entenderem que a escola é a vida. 

Não se espante se você encontrar crianças com muito conhecimento em uma área e nem tanto em outras. E os pais delas... bem, a maioria dirá... "
calma, tem muito tempo ainda para aprender" (e realmente eles tem). Não se espante se você encontrar crianças saudáveis por não estarem sendo obrigadas a andarem no mesmo passo que outras tantas. Crianças que até estudam formalmente por 2 ou 3 horas por dia, mas que estão aprendendo o tempo todo. Não se espante se você encontrar crianças mais sociáveis do que você imaginaria, que convivem com outras mais novas, com adultos e idosos. Que já foram em asilos, casas de apoio, repartições públicas e tem uma visão sobre essas instituições e a importância delas para a sociedade mais do que muitos adultos. Que conhecem quase que por completo a cidade onde moram, são criativas e alegres.


B. K. Marcus, um pai homeschooler, afirma que "A maior ameaça que o homeschooling posa para o sistema governamental é sua diversidade, sua resiliência, e seu sucesso acadêmico incomparável (...) O homeschooling parece cada dia mais atraente como uma alternativa à educação pública. Tal fato pressiona as escolas públicas a proporem novas soluções".


A Educação Desescolarizada sendo redescoberta. Portanto, duvide dos mitos que aparecerem pela frente. Aproveite e participe conosco!

M.H.S.


2 comentários:

RenaTa disse...

Excelente inciativa em desmascarar os mitos da Educação Desescolarizada! As pessoas precisam de informações para compreenderem melhor o que esse tipo de modalidade educacional propõe, e a partir disso, quem sabe ousarem a pensar um pouquinho diferente que a maioria!Parabéns pelo trabalho! Site com informações de qualidade!

Rachel Oliveira disse...

Parabéns pela iniciativa. Antes de ser contra alguma coisa é necessário saber do que se trata, de fato. Não podemos viver nadando no senso comum. Que os mitos sejam derrubados!!! :-)