E o currículo?

O currículo na perspectiva da Educação Domiciliar também tem um lugar especial, mas antes de tratar sobre ele, é importante falar sobre as metodologias de ensino. Isso irá guiar e conduzir todo o processo educacional. Desde o papel dos pais como tutores e mentores até como o conteúdo será aprendido.

Vamos abordar aqui algumas delas e após uma breve apresentação, falaremos sobre o currículo.

Os conteúdos abaixo foram livremente inspirados nas postagens
dos blogs www. educacaodomiciliar.wordpress.com e
www.edudomiciliar.wordpress.com sobre
metodologias aplicadas ao Homeschooling.

Tradicional
Talvez esse seja o formato mais conhecido e imaginado quando se pensa em Homeschooling. Há a presença de um livro texto, exercícios, avaliações (ainda que geralmente menos rigoroso como na escola) e um foco na lembrança e na memorização dos conteúdos. Esse modelo é muito percebido também como um "modelo de transição". Pais que adotam a Educação Domiciliar, antes de "se encontrarem", utilizam esse método e depois acabam mesclando ou adotando uma outra metodologia. O fato de muitos pais terem sido escolarizados tende a fazer com que o primeiro momento do Homeschooling seja "escolar". No entanto, com o tempo e com o conhecimento de outros métodos, a variação da metodologia passa a ser ampla de uma família para outra.

Eclética
É o modelo que utiliza vários estilos e metodologias. Algumas vezes se referem a ele como um "relaxed-homeschooling". Os pais que adotam essa metodologia utilizam várias fontes de pesquisa, ideias e currículos para compor a sua própria metodologia. Essa abordagem pode ser vantajosa pois ela é mais dinâmica e se flexibiliza segundo as especificidades de cada família. No entanto, pode apresentar desafios, caso os ajustes sejam constantes e não apresentem certa continuidade. É muito comum, inclusive, encontrar famílias que adotam certos elementos de uma metodologia e aspectos de outra.
Clássica
Essa metodologia também é chamada de "método socrático". Se baseia nas fases do desenvolvimento cognitivo da criança (1) pensamento concreto, (2) pensamento analítico e (3) pensamento abstrato. É uma abordagem focada na linguagem, na literatura e que busca sempre conectar as várias áreas do saber.
Fase da Gramática | Se caracteriza pela aprendizagem das descobertas das coisas. O foco principal é absorver fatos e construir as bases educacionais;
Fase da Lógica | Resgata o que foi aprendido na fase anterior e manifesta uma aprendizagem ligada aos motivos, aos funcionamentos e como as coisas se relacionam. Aqui as crianças e adolescentes se tornam mais orientados à discussão, diálogo e estão prontos para aprender a lógica e o pensamento crítico; 
Fase da Retórica | Se baseia na argumentação, no convencimento, na interpretação e na crítica. Nessa fase se tornam mais independentes e articulados em seu pensamento e comunicação, estando prontos para aprender bem a retórica - a arte do bem falar - através da comunicação e da escrita.
Charlotte Mason
A base dessa metodologia está na compreensão de que a criança deve ser respeitada e que a aprendizagem deve se basear através de outras pessoas utilizando casos e acontecimentos da vida real.
Essa metodologia se baseia em uma tríplice compreensão. Educar é uma "atmosfera", ou seja, as crianças absorvem muitos conhecimentos, valores e sensações no ambiente doméstico e familiar. Educar é uma "disciplina", ou seja, devem ser encorajadas a terem bons hábitos relacionados ao caráter. Educar é "vida", ou seja, as crianças devem receber pensamentos vivos e não fatos vazios e ocos.
Essa metodologia não utiliza a perspectiva da avaliação por testes, mas por discussão, narrativas e diálogo. Não há a utilização de livros texto (quem, segundo essa metodologia, tem informações cruas), mas biografias e literatura, que irão apresentar sempre os conteúdos de modo vivo e pessoal. O "conteúdo" sempre é apresentado de modo relacional e pessoal.
Essa metodologia busca fortalecer a necessidade da atividade física, tempo para brincar, criar e se envolver em situações da vida real.
Unit Studies | Estudo por Temas ou Estudo por Fenômenos
Essa metodologia tem como foco a escolha de um tema e todas as áreas de conhecimento são apresentadas em direção a ele. É uma das metodologias que mais enfatiza projetos manuais e o envolvimento ativo na aprendizagem, pois a criança é muito participativa nessa perspectiva.
Em certo sentido, nessa metodologia, a criança é alcançada por várias dimensões da aprendizagem, pois os temas devem envolver leitura, pesquisa, imagens, projetos, música, matemática, teatro e artes, entre outras tantas possibilidades. Por exemplo, se o tema fosse "Coração". O estudo poderia começar com a leitura de um contos ou histórias envolvendo o coração, fazendo interpretações teatrais ou um diálogo sobre o assunto. Além disso, poderia haver uma conversa com um cardiologista ou um educador físico dando suas perspectivas sobre a saúde do coração. Elaborar um novo cardápio para prevenir doenças do coração, visitar uma feira ou supermercado buscando ingredientes e analisando vitaminas, nutrientes, pesos, valores, quantidades, pesquisar sobre a percepção do coração em diversas culturas, o significado na música, na pintura e, para concluir, uma exposição sobre as atividades com fotos e relatos.
É uma metodologia muito utilizada por famílias com crianças de várias idades, pois um único tema pode ter muitas atividades e em direção às necessidades de cada criança.
Unschooling | Aprendizagem Natural
É uma aprendizagem guiada pela criança ou definida simplesmente como "aprendizagem natural". Não usa um currículo pré-estabelecido ou um plano formal de lições. Essa metodologia se baseia na perspectiva de que as crianças aprenderão melhor as áreas do saber da mesma forma que aprenderam andar e falar... de modo natural.
As crianças são encorajadas a seguirem seus próprios interesses e os pais são mediadores nessa relação, aguçando curiosidades e proporcionando experiências no dia a dia. Baseado em Jhon Holt, os unschoolers acreditam que não há diferença entre viver e aprender.
Outros
Há outras metodologias utilizadas na Educação Domiciliar (assim como também há várias escolas que utilizam abordagens pedagógicas diferentes). Algumas famílias utilizarão sistemas de educação Online, sistemas por computador e até mesmo outras pedagogias, como a Waldorf e a Montessori. Caso haja interesse, busque o auxílio de famílias mais experientes para aprender mais sobre as metodologias e onde encontrar materiais explicativos.
Voltando ao tema "Currículo"...
Diante da diversidade de metodologias apresentadas, a pergunta sobre como "aplicar" o currículo acaba se tornando ainda mais ampla, pois dependerá muito da metodologia adotada. O currículo pode ter desde um formato "escolar" como ser um currículo guiado pela própria criança. Hoje é possível encontrar vários sites e livros que podem dar um direcionamento melhor sobre cada uma das metodologias acima e até trabalhos de "mentoria familiar" em que profissionais da educação ajudam as famílias a compreenderem a melhor metodologia a ser utilizada ou, dependendo do caso, as várias metodologias.

M.H.S.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um trabalho muito interessante nessa área é o de Coach (Mentoria) para definir qual metodologia é a mais adequada para a sua família. A Gláucia Mizuki faz esse tipo de acompanhamento! Entre no site http://www.dicashomeschooling.com/ e obtenha mais informações (lá também tem um curso on line sobre HomeSchooling!)

M.H.S.