E a faculdade?

Essa é uma pergunta recorrente e séria, pois muitas famílias acabam não praticando a Educação Domiciliar (ou sofrem uma pressão muito forte de familiares e amigos), pois ao escolher essa modalidade alguns acreditam que estão "sacrificando" a carreira profissional dos filhos.

No entanto, desde 2012, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permite que aqueles que se inscrevam para o exame solicitem que ele também seja usado como uma certificação do Ensino Médio.

Para isso, ele precisa cumprir os seguintes requisitos:
  • Indicar que deseja utiliza os resultados do exame para obter a Certificação do Ensino Médio; 
  • Possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame; 
  • Atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame; 
  • Atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação. 
Com o resultado do ENEM, é possível, além de obter a certificação, utilizar a nota para buscar entrar nas Universidades Públicas. Veja quem era homeschooler e fez uso dessa possibilidade AQUI e AQUI.

Em pesquisas feitas por Bryan D. Ray e Deani Van Pelt, uma das conclusões indica que adultos que foram educados de maneira desescolarizada tem mais acesso ao ensino superior, tem em média uma renda familiar mais elevada e dependem menos dos serviços do governo (Confira nossa sessão de ARTIGOS e TESES)

(Em tempo: as reportagens acima indicadas são de 2015, os dados sobre o número indicado pela ANED de famílias que praticam a Educação Domiciliar já está em torno de 3200).

M.H.S.

Nenhum comentário: